O que significa cada status dos veículos na tela do mapa?

Atualizado em maio 15, 2024

O Mapa da plataforma Mobi7 permite que você tenha visibilidade da localização de cada veículo da sua frota. 

A plataforma pode categorizar os veículos em quatro status diferentes: Em Movimento, Parado, Parado Ligado e Sem Conexão.

Os status aparecem na lateral direita do menu Mapa:

Cada status tem uma cor diferente. Entenda o que cada um deles significa:

Em movimento (verde): indica que o veículo está ligado e em movimento. O sistema identifica sua posição seguindo algumas regras: a cada 2 minutos, a cada 4 quilômetros rodados, a cada curva de ângulo maior ou igual a 35° ou caso haja uma ocorrência de ofensas de trânsito, como acelerações ou frenagens bruscas.

Parado (cinza): indica que o veículo está parado e desligado, tem atualização a cada 30 minutos, ou até que seja ligado e comece a andar.

Parado ligado (laranja): indica que o veículo está parado e ligado. Neste status, o veículo pode estar com a chave no primeiro estágio de ignição, ou com o motor ligado na segunda chave. Um exemplo prático deste status é quando um veículo está parado no semáforo, ou está estacionado usando o ar-condicionado ou carregando o celular.

Sem conexão (vermelho): indica que o veículo está há mais de 24 horas sem posicionar na plataforma. Este indicador pode acontecer em três situações:

  • O veículo está em uma área de sombra, que é quando o aparelho de telemetria não possui acesso à rede de celular (GSM) e, consequentemente, não consegue enviar os posicionamentos do veículo para a plataforma.
  • Entende-se como área de sombra os momentos em que o veículo não consegue se conectar com a rede GSM, como por exemplo:
      • Está em uma região rural;
      • Em estacionamento no subsolo;
      • Embaixo de um telhado de zinco;
      • O veículo está sem bateria;
      • Equipamento com algum problema técnico: caso o veículo esteja rodando dentro de uma área urbana, com fácil acesso à rede de telefonia, pode ser que o equipamento esteja em mau funcionamento.

Após descartar as possibilidades acima, caso o veículo continue com o status Sem Conexão, entre em contato com o nosso Time de Suporte por meio de nossos canais de comunicação, relatando toda a análise e a placa.

Veículo Bloqueado: é quando o comando de bloqueio está ativo e o veículo não pode ser ligado (para clientes que tem contratado o acessório de bloqueio). *

Bloqueando/Desbloqueando: indica que o comando já foi enviado e está esperando ser acatado pelo equipamento o bloqueio (também para cliente que tem contratado o acessório de bloqueio). *

* Caso queira contratar algum desses acessórios entre em contato com o seu executivo de vendas para verificar a disponibilidade para o seu contrato.

 Canais de Suporte:

   WhatsApp: (41) 9 8868-8039
•   Telefone: 0800 787 1010

Conteúdos relacionados