Atualizado em maio 21, 2025
Antes de ativar a identificação obrigatória, primeiro é necessário possuir os identificadores de cada motorista. Para informações a respeito do custo de cada identificador, entre em contato com o seu executivo de vendas.
A identificação obrigatória só pode ser utilizada por clientes que possuem a solução de identificação do condutor com contratos fechados diretamente com a Mobi7 ou Localiza Gestão de Frotas. Entre em contato com o seu executivo de vendas para mais informações.
Uma vez que as autorizações foram definidas, selecione novamente os veículos que deseja ativar a identificação obrigatória. Nunca ative a funcionalidade de todos os veículos da frota de uma só vez. Faça a ativação de apenas alguns veículos por dia.
Não sabe como definir autorizações por veículo? Clique aqui.
Você pode ativar a funcionalidade de 4 formas diferentes:
1. Ativação por Lista de Veículos:
Selecione todos os veículos que deseja ativar a funcionalidade nas caixas de seleção à esquerda da tabela. No cabeçalho, clique em Mais ações > Identificação obrigatória > Ativar identificação obrigatória. Veja também informações importantes sobre a ativação da Identificação Obrigatória clicando em Saiba mais.

2. Ativação de Veículos Individuais:
Na linha do veículo que deseja autorizar uso, clique nos três pontos no canto direito e, em seguida, clique em Mais ações > Identificação Obrigatória > Ativar identificação obrigatória. Veja também informações importantes sobre a ativação da Identificação Obrigatória clicando em Saiba mais.

3. Ativação por Grupos Individuais de Veículos:
Clique em Gerenciar grupos. Na linha do grupo que deseja autorizar uso, clique nos três pontos no canto direito e clique em Identificação Obrigatória > Ativar identificação obrigatória. Veja também informações importantes sobre a ativação da Identificação Obrigatória clicando em Saiba mais.
Caso haja veículos sem o acessório instalado dentro do grupo, a funcionalidade será ativada apenas nos veículos que o possuírem.

4. Ativação de Grupos de Veículos:
Clique em Gerenciar grupos. Na caixa de seleção à esquerda, selecione todos os grupos em que deseja ativar a identificação obrigatória. No cabeçalho, clique em Mais ações > Identificação Obrigatória > Ativar identificação obrigatória. Veja também informações importantes sobre a ativação da Identificação Obrigatória clicando em Saiba mais.
Caso haja veículos sem o acessório instalado dentro do grupo, a funcionalidade será ativada apenas nos veículos que o possuírem.

Uma vez que todos os processos acima foram feitos, o status dos veículos selecionados será alterado na coluna “Identificação obrigatória”. Eles poderão apresentar 5 informações diferentes:
• Desativado: veículo não possui identificação obrigatória ativa.
• Ativo: a identificação obrigatória foi ativada para aquele veículo. O veículo só ligará mediante leitura do identificador do motorista.
• Pendente: a plataforma enviou o comando de ativação ou desativação da identificação obrigatória para o veículo, mas ele ainda não foi entregue. Isso pode ocorrer quando o veículo está em uma região sem sinal de telefonia ou está em manutenção. A plataforma continuará tentando enviar o comando até que o veículo volte a posicionar e receba o comando.
• Falha (⚠): a plataforma não conseguiu enviar o comando de identificação obrigatória corretamente. Tente novamente ou entre em contato com o time de suporte pelo chat.
• Traço (-): não há a funcionalidade de identificação obrigatória instalada no veículo, impossibilitando a ativação do recurso para ele. Entre em contato com o time de suporte pelo chat para mais informações.
Uma vez que os veículos estejam com o status Ativo, só poderão ser ligados por condutores previamente autorizados a conduzi-los. Você pode incluir, remover ou substituir autorizações de motoristas a qualquer momento pela plataforma, desde que os veículos estejam em uma região com sinal de telefonia. Caso não haja sinal, o veículo não receberá o comando e só autorizará a ignição por identificadores autorizados anteriormente.
Conteúdos relacionados
Como fazer integração com a Veloe (antiga Alelo)?
Agora a Mobi7 Localiza possui uma integração direta com clientes que possuem a solução da...
Como integrar seus dados da TicketLog se você é cliente GoHub
Agora a Mobi7 Localiza possui uma integração direta com clientes que possuem a solução Go...
Como buscar relatórios de veículos desativados?
Na rotina da frota de uma empresa é normal que veículos entrem e saiam dela. Por conta disso, na...