Atualizado em julho 9, 2024
Um dos nossos acessórios adicionais que podem ser contratados junto com qualquer um dos pacotes de serviços, é a Identificação do Motorista.
Ela é ideal para as operações que precisam diferenciar qual motorista está dirigindo cada veículo, principalmente para as situações em que diversos motoristas dividem o mesmo carro ou em operações em que um motorista pode utilizar diversos veículos da frota.
A identificação acontece por meio de um dispositivo identificador, também chamado de iButton, que nada mais é do um chaveiro em forma de tag.
Cada motorista deve ter o seu próprio dispositivo e ele deve ser vinculado ao seu cadastro na plataforma.0
Com a utilização deste acessório, a plataforma passa a oferecer a possiblidade de gerar os relatórios não apenas a partir da visão do veículo, mas também de acordo com os dados gerados por cada motorista.
Antes dos condutores começarem a se identificar nos veículos, é recomendado primeiro fazer o cadastro de cada um deles pela plataforma, vinculando cada condutor ao seu iButton. Dessa forma, a plataforma trará as informações de forma mais clara.
Como usar o dispositivo para identificar o motorista:
Para fazer o embarque dos dispositivos, é só seguir o passo a passo abaixo:
1. Acesse o módulo Usuários no menu lateral esquerdo da plataforma e, em seguida, clique em Novo usuário:

2. No Perfil, selecione Motorista. Então, preencha os dados obrigatórios (nome e email).
Lembre-se que o nome que você inserir neste campo é o nome que aparecerá nos relatórios da plataforma. Não é necessário inserir um email real do motorista, uma vez que ele não terá acesso à plataforma.
3. Role a tela para baixo e preencha o código de identificação do iButton no campo Identificador. O código sempre terá 12 dígitos, composto por números e letras do A ao F.

4. Uma vez que todas as informações tenham sido preenchidas, clique em Salvar.
O perfil Motorista não possui acesso à plataforma. Caso o condutor precise ter autorização de acesso, é possível escolher um dos demais perfis e demarcar logo abaixo que o usuário também é motorista.
IMPORTANTE: Esse cadastro também pode ser realizado massivamente, caso sejam muitos condutores e iButtons.
Não atribua nenhum motorista como motorista responsável dos veículos. Isso fará com que a plataforma não puxe a informação do identificador (iButton).
Caso tenha esta necessidade, envie para o nosso time de suporte uma planilha contendo os seguintes dados: Nome, tipo de usuário que ele deve ser cadastrado, e-mail, código do iButton e placa do veículo que cada condutor está autorizado a utilizar.
Canais de Suporte:
Como usar o dispositivo para identificar o motorista:
Para realizar a identificação e o desbloqueio do veículo, oriente o condutor a seguir o passo a passo abaixo:
1. Coloque a chave do veículo no primeiro estágio de ignição.
2. Encoste a parte metálica do iButton no sensor instalado no painel do veículo:

Pronto! A partir deste momento, a plataforma passa a identificar o percurso feito por este motorista, até ele desligar o motor.
ATENÇÃO: A identificação do motorista não é obrigatória para a utilização do veículo, ou seja, o automóvel vai funcionar mesmo que o colaborador não se identifique. Mas, caso isso aconteça, o Buzzer instalado no veículo vai emitir um alerta sonoro frequente, a cada dois minutos, até que o motorista realize a identificação.
Caso você queira que a identificação do motorista seja obrigatória para o uso dos veículos, conheça o acessório Bloqueio Embarcado.
Conteúdos relacionados
Como ativar a funcionalidade de identificação obrigatória?
Antes de ativar a identificação obrigatória, primeiro é necessário possuir os identificadores de...
Como autorizar motoristas em veículos com identificação obrigatória?
Na Mobi7, temos duas funcionalidades diferentes para a identificação do condutor para complementar...