Como é calculada a nota do ranking do motorista?

Atualizado em julho 9, 2024

É possível acompanhar o comportamento de direção dos motoristas da sua frota na plataforma, por meio da nota de cada veículo ou motorista. Essas informações estão disponíveis no Relatório de Ranking do Motorista.

A nota é sempre mensal, e cada veículo inicia o mês com a pontuação 100. Dependendo do seu comportamento de direção, os descontos na nota são aplicados e assim é definida a sua nota final, que pode chegar até zero.

As ofensas geradas têm pesos diferentes e isso influencia diretamente no cálculo. Para conhecer um pouco mais sobre o que são as ofensas, acesse o nosso artigo “O que é o Ranking do Motorista?“.

Para as acelerações, curvas e frenagens, temos as gravidades moderadas e as graves. As ofensas graves têm peso maior, afinal são mais perigosas e devem ser evitadas sempre. Já para o excesso de velocidade, o que conta é o tempo em que o motorista permaneceu em alta velocidade. Quanto maior o tempo acima da velocidade de 127km/h, maior será o desconto.

Por regra de negócio e confidencialidade, a Mobi7 Localiza não divulga o peso de cada ofensa.

Para entender melhor como a nota é construída, a seguir é apresentada a fórmula do cálculo da nota do motorista.

Na fórmula, é possível observar que a nota começa com uma nota 100, sendo descontado os eventos de ofensa pela distância percorrida no mês.

O comportamento positivo ao volante também pode contribuir para melhorar a nota! Quanto maior a distância que o motorista percorre sem cometer ofensas, menor é o impacto negativo gerado em sua nota.

Com este indicador, é possível criar um programa de recompensas com os motoristas da sua frota, para incentivar os condutores a terem bons resultados, de forma leve e positiva.

Para entender mais, acesse: 7 passos para criar um programa de recompensas com os seus motoristas.  

Conteúdos relacionados